top of page

Maior planta fabril já produzida em um único estágio.

08/04/2022

Image-empty-state.png

Em resposta à crescente demanda de cerveja no maior mercado consumidor da América do Sul, uma parceria de cooperativas decidiu construir a maior planta de produção de malte greenfield do mundo no Brasil. A empresa alemã especialista em engenharia Zeppelin está fornecendo a tecnologia para esta nova instalação recorde, que deverá ter uma capacidade de produção de até 800 toneladas por dia, uma vez concluída.
A cerveja alemã é fabricada de acordo com a Lei de Pureza do país há mais de 500 anos. Prescrevendo o uso de apenas quatro ingredientes – ou seja, lúpulo, malte, fermento e água – para garantir o sabor agradável – a lei tornou as criações das cervejarias alemãs famosas internacionalmente, impulsionando o mundo a replicar esse sucesso cervejeiro.
Hoje, é no Brasil onde as ambições de turbinar as capacidades e capacitações de fabricação de cerveja estão se concentrando, com a notícia de que o país latino-americano sediará o que será a maior planta de produção de malte greenfield do mundo. Para realizar este grande projeto, uma cooperativa composta por várias empresas, incluindo a Cooperativa Agrária, está contando com as tecnologias da Zeppelin Systems– com base na expertise em engenharia da empresa com sede na Alemanha e histórico no fornecimento de plantas completas para a produção de malte por mais de uma década.

Aproveitando um mercado em crescimento

O consumo brasileiro de cerveja está crescendo 3,5% ao ano. Ainda assim, os consumidores brasileiros já bebem cerveja produzida a partir de 1,75 milhão de toneladas de malte por ano. Até agora, o país importou mais da metade da cevada utilizada para a produção de malte do exterior. A crescente demanda por cerveja – e, portanto, também por malte e cevada – exige, portanto, não apenas o desenvolvimento das próprias áreas de cultivo do país, mas também novas plantas que possam converter a massa de malte necessária.
Além disso, os comportamentos de consumo estão mudando, com os consumidores optando cada vez mais por variedades de cerveja com 100% de malte. A previsão de crescimento do mercado brasileiro, aliada a esses fatores, levou as cooperativas Agrária (Guarapuava), Bom Jesus (Lapa), Capal (Arapoti), Castrolanda (Castro), Coopagricola (Ponta Grossa) e Frísia (Carambeí) a unir forças com o objetivo de desenvolver a Maltaria Campos Gerais – a maior fábrica de malte do mundo a ser construída em um único local.
Espera-se que esta fábrica produza 700-800 toneladas de malte por dia, correspondendo a uma produção anual de cerca de 240.000 toneladas de malte e cerca de 14 por cento da demanda do consumidor. Para a Agrária, esta é a segunda planta da Zeppelin desse tipo, mas com capacidade muito maior. A planta existente está atingindo seus limites devido à evolução da demanda do consumidor e não pode ser expandida em consequência da falta de terras agrícolas livres na área circundante. No entanto, o projeto Maltaria Campos Gerais está localizado em uma área que possui mais de 100.000 hectares de terra disponíveis para cultivo de cevada.
Tecnologia de processo desde a entrada de matéria-prima até o desenraizamento

A Agrária já contou com as renomadas tecnologias deste fabricante de plantas para a primeira planta Zeppelin. A qualidade dos componentes, o conceito geral e o projeto de engenharia de processo convenceram a empresa a ponto de agora fazer um pedido para a planta de grande escala com o mesmo fornecedor alemão.
A planta de Maltaria nos Campos Gerais é composta por um edifício de maceração com 24 tanques de maceração, duas torres com cinco caixas de germinação cada e dois fornos, além de equipamentos periféricos. Para garantir os altos rendimentos necessários com qualidade de produto consistentemente alta desde a recepção da matéria-prima até o desenraizamento, a Zeppelin Systems oferece várias soluções. Por exemplo, o elevador de canecas garante o transporte vertical suave da cevada para a balança de fluxo. As balanças de fluxo automáticas da Zeppelin Systems permitem uma pesagem precisa e o usuário sempre tem todos os parâmetros à vista, para que a quantidade exata de cevada seja alimentada no processo de produção e o processo de maceração possa começar. Aqui, a cevada é umedecida até começar a germinar.
Germinação e secagem – alta qualidade e eficiência garantidas

A germinação é uma etapa fundamental do processo em todas as fábricas de malte. A planta de Maltaria Campos Gerais possui 10 caixas redondas de germinação distribuídas em duas torres de concreto de 65 metros de altura, cada uma com 30,5 metros de diâmetro e capacidade para 400 toneladas de cevada. Essa tecnologia Zeppelin garante a movimentação de grandes volumes, o que é elementar para a Agrária, já que a grande planta produzirá malte 365 dias por ano. Na planta de germinação, a cevada é continuamente umedecida pelo ar que flui e garante que a cevada não seque.
Além disso, existem dois fornos circulares com 40 metros de diâmetro e capacidade para 400 toneladas de cevada. Os fornos estão localizados em edifícios adjacentes. No processo de torra, a Agrária conta com equipamentos de alta performance da Zeppelin Systems, que possibilitam a geração de sabores e perfis visuais diferenciados e, assim, influenciar especificamente o caráter do produto final. Entre os dois fornos, um sistema de recuperação de calor e soluções de automação são utilizados para garantir um processo extremamente eficiente.
Em suma, a alta qualidade dos componentes e o bom andamento das etapas individuais do processo são considerados fundamentais para a planta de Maltaria Campos Gerais. Isso porque as cervejarias já planejaram vários grandes pedidos no Brasil, que atualmente garantem a plena utilização da capacidade da planta.

Gestão sustentável para uma produção amiga do ambiente

Além da eficiência e rentabilidade, a sustentabilidade é prioridade na Agrária. Por isso, a planta possui trocadores de calor para recuperar o calor gerado na produção. Isso permite uma economia de energia de até 20%. Além disso, a tecnologia utilizada reduz o consumo de água.
Investir no tema da sustentabilidade gera, principalmente, boas parcerias internacionalmente, pois os clientes – invariavelmente grandes corporações globais – também apostam fortemente nesse tema. Assim, a Cooperativa Agrária está listada na Plataforma da Iniciativa de Agricultura Sustentável (SAI) e classificada com nível 20% Ouro e 80% Prata. A SAI está comprometida com a construção de um setor agrícola sustentável e enfatiza cadeias de suprimentos fortes e seguras.

Autores: Julia Meyn, Líder da Equipe de Marketing / Ricardo Borges dos Santos

Leia o artigo original aqui: https://www.fandbnetworker.com/news-1/large-scale-greenfield-malting-plant-in-brazil-to-deliver-up-to-800t%2Fd-with-tech-from-zeppelin-systems

bottom of page