Elevador de Canecas

Elevador Geral.jpg

Transporte vertical

Equipamento para elevação de grandes quantidades de material em pó ou grãos.

Descrição

O Elevador de Canecas (ou de Caçambas) é um equipamento utilizado para o transporte vertical de granéis sólidos, considerado o meio mais econômico e eficaz para elevar grandes quantidades de produto em forma contínua a grandes alturas, com pouco ou nenhum dano ao produto.

A Zeppelin possui elevadores de canecas para transporte de até 1000 m3/h e para elevações de até 100 metros. Pode ser construído com chapa de aço carbono ou aço inoxidável, é composto de cabeçote de acionamento, dutos, pé com sistema autolimpante e correia ou corrente com canecas.

As canecas podem ser fornecidas em PEAD (antiestático), aço carbono ou em aço inoxidável. No cabeçote, o acionamento é obtido por uma polia montada em um eixo acoplado a um motoredutor e apoiado sobre mancais amplamente dimensionados. Para evitar o retorno da correia é fornecido um sistema de contra-recuo.

Os dutos são confeccionados em peças duplas ou simples, possuem emendas por flanges e quando necessário, escada marinheiro para acesso à plataforma de manutenção. 

 

Um dos dutos é fornecido com portas para acesso à correia e canecas. O pé é construído de modo a evitar que o produto seja esmagado, incorpora o sistema de esticamento da correia, possui registro para limpeza, polia de retorno e bocal de entrada do produto.

Opcionalmente pode ser fornecido com sistemas para monitorar desalinhamento da correia e rotação, e com sensor para detecção de transbordamento no cabeçote. 

 

Quando instalado em área classificada, os dutos do elevador são fornecidos com janelas para alívio de explosões e dutos para direcionamento das chamas para o ambiente externo ou com painéis de alívio e abafadores quando instalados internamente e sem possibilidade de direcionamento das chamas para área não classificada. O motor poderá ser fornecido com proteção contra explosão e os sensores intrinsecamente seguros.

Aplicação

São utilizados em cooperativas agrícolas, cervejarias, maltarias, industrias de ração animal, de minerais, alimentícias, entre outras.

Produtos: malte, cal, cimento, carvão, gesso, farinha crua, entre outros.

Elevador Geral.JPG

Capacidade

Eficiência aliada à rapidez em sistemas de descarga de materiais.

 

Carga de canecas sem formação de depósitos na entrada.

 

Capacidades de transporte até 520 m3/h .

 

Canecas de plástico, aço carbono ou inox.

Benefícios

  • Manutenção fácil e de baixo custo, longa vida útil e possibilidade de troca rápida das peças de desgaste;

  • Mesmo para elevadas capacidades ocupam o mínimo de espaço;

  • Confiabilidade, o equipamento é hermético, podendo ser instalado ao tempo sem admitir umidade do meio externo;

  • Não emite contaminação ao meio ambiente;

  • Mínimo acúmulo de produto no pé, devido ao sistema autolimpante;

  • Facilidade de manutenção no cabeçote superior, a plataforma é fornecida com dispositivo para auxiliar na elevação de cargas;

  • Confiabilidade, no caso de rompimento da correia do elevador o sistema de monitoramento envia sinal para o PLC que interrompe o processo, evitando paradas longas para limpeza da linha;

  • Segurança, o freio contra recuo e os sensores de desalinhamento garantem o funcionamento com proteção preventiva à geração de fonte de ignição.

 

Princípio de Funcionamento

O produto a ser transportado é descarregado no bocal do pé do elevador, o qual possui uma polia movida tipo gaiola. É no pé que ocorre o enchimento das canecas que estão fixadas em uma correia, através de uma polia motora no cabeçote superior, a correia se movimenta no sentido vertical. O elevador possui dutos onde internamente se desloca a correia com as canecas, de um dos lados o produto é elevado e quando alcança a polia do cabeçote superior é arremessado para fora das canecas, através de uma força centrífuga, em direção ao bocal de descarga.

Para saber mais sobre o Elevador de Canecas, clique aqui

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.