Tromba de Carregamento

e Descarregamento

00002038_tromba-ecovap-edit.jpg

Equipamentos para carga de vagão e caminhão graneleiro e descarga de silos.

Para materiais abrasivos e aplicações de trabalho extremas. Acionamento motorizado e diferentes tamanhos para capacidades de até 250 ton/h.

Descrição

Carregamento é um sistema aplicado para veículos de transportes a granel onde o fluxo do material é separado do despoeiramento através de um sistema conectado a sucção de poeiras.

Este equipamento é construído em material impermeável. Sua manga externa é constituída de material emborrachado, dando-lhe maior durabilidade quanto às agressões da natureza. Internamente, há um duto feito em material filtrante ligado em um  canal por onde poeiras decorrentes do carregamento, são coletadas através de um sistema conectado para sucção de poeiras. Desta forma, reduz-se a produção de poeiras evitando a contaminação do meio ambiente.

Construído em perfis metálicos de aço carbono, possui unidade hidráulica e controles totalmente automatizados e integrados com PLC e IHM.

 

Estes equipamentos podem ser móveis ou estacionários dependendo do projeto e características de cada cliente. Seu comprimento em extensão é de 1400 mm a 6000 mm.

Há opções em guincho manual e motorizado com chave de nível para acionamento de válvula bloqueio quando o carregamento está completo, evitando assim o transbordamento do veículo. O equipamento pode se movimentar lateralmente permitindo maior agilidade no carregamento. A tromba de carregamento conta ainda, como opcional, cabeçotes com sistema de fluidização com elementos filtrantes incorporados.

Tromba de carregamento.jpg

Aplicação

A tromba de carregamento é projetada para carregamento de transporte graneleiros, como: caminhões silos, navios e trens.

São ideais no carregamento de diversos tipos de produtos, tais como:

  • Cimento;

  • Alumina;

  • Minérios;

  • Grãos e

  • Materiais particulados.

 

As trombas de carregamento Zeppelin são aplicadas em indústrias cimenteiras, mineradoras, portos e borracha.

Princípio de Funcionamento

O equipamento funciona com acionamento elétrico ou manual do guincho que está integrado ao cabeçote.

 

A tromba é baixada até boca de entrada do veículo, onde existe um dispositivo que se encaixa. Aciona-se através de botoeira ou painel a tromba de carregamento. Através de um cabo de aço, a tromba desce telescopicamente até a boca de entrada do veículo.

O carregamento inicia-se através do acionamento da válvula de abertura.

 

Na parte inferior da tromba, há um dispositivo para acionar a interrupção do carregamento quando este estiver cheio, normalmente uma chave indicadora de nível. 

 

Após o carregamento, a válvula é novamente acionada e a tromba volta ao seu estado de recolhimento.

 

O sistema de sucção também é acionado e as poeiras geradas são sugadas através do sistema de despoeiramento. 

Benefícios

  • Permite o carregamento sem a necessidade da movimentação do veículo. 

  • Ajusta-se perfeitamente às necessidades do projeto do cliente. 

  • Com a opção de controle remoto em painel, permite a operação com maior segurança evitando contato com o processo de carregamento.

  • Operações com a redução de pós e poeiras através de sistema de despoeiramento.

  • Guincho incorporado ao cabeçote.