top of page

Vale Fertilizantes – Unidade Cubatão instala novo economizador aletado (trocador de calor) em tempo recorde

01/11/2011

Vale Fertilizantes – Unidade Cubatão instala novo economizador aletado (trocador de calor) em tempo recorde

A Vale Fertilizantes - Unidade Cubatão, uma Empresa do Grupo Vale S/A é a maior fornecedora do Brasil de Matéria Prima para a produção de Fertilizantes Fosfatados e Nitrogenados. Ela acaba de adquirir da ZEPPELIN SYSTEMS um economizador de calor com tubos aletados de aproximadamente 27 toneladas.

Este equipamento, fabricado em tempo recorde, foi instalado em Cubatão durante parada da planta em Junho de 2010.

O economizador é responsável pela recuperação de calor do Gás de Processo da Unidade de Produção de Ácido Nítrico e é oriunda do Expansor da Unidade de Compressão. Sua instalação é na chaminé de exaustão. Nele a Água de Caldeira (BFW) é aquecida pelo gás quente com carga térmica de 4.700 MKal / Hora.

O grande desafio deste projeto foi montar o feixe novo no mesmo local do feixe antigo dentro das limitações de espaço, atendendo o cronograma da Parada Geral da Unidade.
O aletamento G-Fin utilizado neste Trocador de Calor é de alta eficiência térmica e agilidade de montagem. Adicionalmente, as fontes restritas de perda de carga admissível no lado dos gases fazem desta uma solução extremamente vantajosa.

Apesar das dificuldades e necessidades de adaptação do projeto, o equipamento foi instalado com sucesso e em tempo recorde pela equipe da Vale Fertilizantes com apoio da ZEPPELIN SYSTEMS.

A ZEPPELIN SYSTEMS busca unir qualidade com competitividade em seus projetos. Para isto seu departamento de engenharia conta com profissionais experientes com foco nas melhores soluções de cada caso específico.

Consulte a ZEPPELIN SYSTEMS para seus próximos projetos de trocador de calor.



Ricardo Borges dos Santos
Diretor

bottom of page