Sistema de recebimento de amido

01/02/2011

Sistema de recebimento de amido

ZEPPELIN SYSTEMS LATIN AMERICA recebeu a ordem de fornecimento para uma planta de manuseio e recebimento de amido de milho de uma empresa de mineração multinacional com operações de lavra e beneficiamento de minério de ferro ao norte de Belo Horizonte – Minas Gerais.

O equipamento a ser fornecido é um sistema de descarga de carretas graneleiras por transporte pneumático em sucção e pressão combinadas. Também conhecido como sistema “push-pull” permite extrema eficiência e flexibilidade, em especial na descarga de carretas graneleiras abertas.

Este sistema reduz o investimento, pois não necessita de basculamento de carretas nem exige a construção de fosso, normalmente de tamanho apreciável para acomodar moega de recebimento.

A mineradora economiza no frete empregando carretas graneleiras de uso geral, em oposição às carretas pressurizáveis mais caras e de operação complexa.

O sistema foi dimensionado para 20t/h de descarga e transferência de amido para os silos de processo com um sistema de descarga alternativo por big bags.

Composto por uma lança de sucção operada hidraulicamente, o sistema faz a varredura da superfície da plataforma da carreta até um filtro ciclone onde o ar de sucção é separado do sólido.

Os mesmos sopradores que geram o vácuo fornecem a pressão necessária para empurrar o produto desde o ponto de coleta abaixo do filtro ciclone até os silos. Se não houver o abastecimento por caminhões, o sistema permite também a descarga de big bags.

Esta é apenas uma das diversas soluções das quais a Zeppelin Systems Latin America dispõe para o recebimento de produtos pulvurulentos secos a granel.


Ricardo Borges dos Santos
Diretor

WILLY HAINZ Gerente de Unidade de Negócios
Cimentos e Minerais

JMB Zeppelin Equipamentos Industriais Ltda.

Tel. + 55 (11) 4393-9400
info@zeppelin-la.com