Válvula Rotativa

3.jpg

fluidez

do

material

A válvula rotativa tem um papel fundamental no princípio de funcionamento dos equipamentos dos sistemas de despoeiramento.

Descrição

As válvulas rotativas são capazes de dosar produtos secos de granulometria homogênea mediante um rotor geralmente divididos em 10 ou 12 câmaras. 

 

As válvulas rotativas tem 2 principais funções: dosar e isolar um sistema de pressão mais alta de um de pressão mais baixa porem permitindo a passagem de sólidos no sentido contrário ao gradiente de pressão.

 

Está função de isolamento é conhecida muitas vezes como função eclusa.

 

As válvulas rotativas Zeppelin permitem a possibilidade de aplicação para produtos abrasivos, altas temperaturas e a prova de explosão.

Fabricação

Válvulas rotativas são fabricadas em alumínio ou aço inoxidável, com tamanhos do rotor em 200/250/320/400/500 ou 630 mm, para diferença de pressão abaixo de 1.5 bar (g) na MDS, e abaixo 3.5 bar (g) na HDS.

 

Possui o alcance de capacidade de 7.5 até 315 m3/h, e a furação dos flanges conforme DIN 2501 PN 10, ANSI 150#, ou padrão do cliente.

Princípio de Funcionamento

O seu princípio de funcionamento é o de câmaras do rotor, que retiram o material da moega, silo ou outro equipamento que estiver instalado acima, e através do movimento rotacional o produto é descarregado pela parte inferior da válvula.


A operação é realizada de forma contínua, promovendo a descarga regular do produto, isolando os sistemas de alta e baixa pressão, restringindo a entrada de ar falso ou gás no fluxo, e possibilitando a aplicação para produtos abrasivos e de altas temperaturas.

 

A válvula rotativa Zeppelin é um equipamento confiável e a prova de explosão, podemos ver abaixo o principio de câmaras em uma valvula rotativa, o produto flui para dentro de câmaras que dosam e conduzem o material para o transporte pneumático.

Benefícios

Absorvem eventuais oscilações de processo.


Sem a necessidade de resfriamento ou aquecimento do produto sólido, devido à sua capacidade de operar com temperaturas de -10º C a + 60º C, em execução padrão.
 

Seus defletores integrados na carcaça asseguram o enchimento das câmaras do rotor, e assim, garantem a funcionalidade e alto desempenho no processo.


Para as versões destinadas para materiais em pó, a válvula possui o topo das aletas chanfrados, que reduz a aderência do material entre o rotor e a carcaça, e com isso o atrito, evitando possíveis travamentos da válvula.

Todas as válvulas rotativas Zeppelin possuem rolamentos autolubrificantes, que facilitam a manutenção, pois não precisam ser engraxados periodicamente.

Valvula rotativa.png

Funções

 

  • Dosagem: Permite o controle volumétrico do material a ser transportado (pó, grãos, materiais finos, produtos de alta temperatura ou abrasivos).

  • Eclusa: permite a entrada de sólidos na região de alta pressão, restringindo a passagem de ar ou gás, isolando sistemas de alta ou de baixa pressão. Possibilidade de aplicação para produtos abrasivos, altas temperaturas e a prova de explosão.

Aplicação

As válvulas rotativas são largamente utilizadas no descarregamento e dosagem de materiais em pó ou sólidos. silos, moegas, sistema de transporte pneumáticofiltro de mangasciclones são exemplos de algumas origens que necessitam de descarregamento e dosagem de maneira comedida e confiável, assim as válvulas rotativas permitem um controle volumétrico minucioso em sistemas de transportes ou processamentos.