
Quem Somos
De fabricante local de tanques à empresa de engenharia internacional
Todos conhecem a história dos dirigíveis do Conde Zeppelin, que levam seu nome. Os voos históricos bem como a tragédia do Himdenburg que sempre ficará na memória das pessoas.
Mudança transformada em oportunidade
A história da grande companhia aérea está intimamente ligada a história da Zeppelin Systems GmbH, pois da queda de uma surgiu ascensão da outra.
Em 1947 a administração da aliança militar ordenou o desmantelamento e fechamento forçado do grupo de aviação. Sem planta fabril, o fim da organização Zeppelin parecia inevitável. No entanto, render-se não era uma opção para os orgulhosos colaboradores da Zeppelin. A empresa focalizou a riqueza do seu know-how acumulado durante a produção dos dirigíveis. Grandes obras primas tinham sido realizadas, especialmente baseadas na tecnologia de processamento de alumínio. Portanto, foi fundada a empresa Metallwerke Friedrichshafen GmbH e o novo começo foi feito com a produção de estruturas leves e grandes tanques para a indústria química.
Exploração de oportunidades de crescimento
O sucesso não demorou em chegar. Os silos da Zeppelin tiveram excelente reputação no mercado. Nos anos seguintes o portfólio foi ampliado, incluindo componentes chave para o manuseio de produtos a granel. Gradualmente a empresa se tornou especialista em armazenagem, transporte, mistura, dosagem e pesagem de materiais de alto valor agregado.
Subsidiárias foram fundadas na Bélgica, Itália, Índia, Cingapura, Estados Unidos, Brasil, Arábia Saudita, Coréia do Sul e China. As áreas de negócios da empresa foram substancialmente ampliadas no começo do novo milênio através de alianças estratégicas e aquisições.
Plantas de polímeros, processadores de plásticos & plantas de borracha, tecnologia alimentícia, processamento de líquidos e tecnologia de mistura são conduzidos pelos setores industriais, nos quais "nos sentimos em casa". Atualmente Zeppelin é líder mundial em instalações industriais para o manuseio de materiais de alta qualidade.
História

1908
O Conde Ferdinand von Zeppelin (1838-1917) fundou a empresa Luftschiffbau Zeppelin GmbH em Friedrichshafen. Ele foi capaz de fundar a empresa devido a espetacular campanha de captação de recursos após uma tormenta ter destruído seu quarto dirigível. Ao valor de seis milhões de Reichsmark, a doação recebida representou maior campanha voluntária de captação de recursos no Império Alemão e a arrecadação não só foi usada como capital inicial para Luftschiffbau Zeppelin GmbH mas também permitiu ao Conde Zeppelin criar uma fundação. Até hoje, a Fundação Zeppelin (Zeppelin Stiftung) está envolvida na ZEPPELIN GmbH através da Luftschiff Zeppelin GmbH.

1950
Após a total destruição da planta industrial da Zeppelin durante a segunda guerra mundial foi fundada a Metallwerke Friedrichshafen GmbH em 1950, cuja razão social posteriormente foi alterada para Zeppelin Metallwerke, e em 1995 se transformou em ZEPPELIN GmbH, como é conhecida na atualidade. Foram introduzidas novas diretrizes às suas atividades - inicialmente bem sucedidas no segmento de fabricação de tanques e componentes.

1954
Zeppelin conseguiu garantir um acordo exclusivo para os direitos de venda e manutenção de máquinas de construção Caterpillar. Um novo campo de negócios foi criado, representando um marco histórico na vida da companhia.

1987
O crescimento da indústria petroquímica no Brasil repercutiu em aumento da demanda por fornecedores locais para a tecnologia de silos e transporte. Baseada na cooperação tecnológica com Johannes Möller, JMB foi adquirida em 1987. Hoje sua razão social é Zeppelin Systems Latin America Equipamentos Industriais Ltda. com vendas, engenharia e fabricação de silos e componentes em São Paulo.

1988
Devido a crescente participação da Zeppelin em projetos de instalações industriais internacionais foram estabelecidas subsidiárias em mercados relevantes para a indústria petroquímica (Bélgica, Itália, Índia, Cingapura, USA). Desta forma, Zeppelin se situou perto dos clientes para proporcionar-lhes gestão de projetos. A planta na Bélgica para a fabricação de silos está localizada às margens da água, não somente para melhorar o acesso às indústrias petroquímicas na Bélgica e Holanda, mas também para permitir transportes diretamente via fluvial /marítima.

1988-1998
Após a total destruição da planta industrial da Zeppelin durante a segunda guerra mundial foi fundada a Metallwerke Friedrichshafen GmbH em 1950, cuja razão social posteriormente foi alterada para Zeppelin Metallwerke, e em 1995 se transformou em ZEPPELIN GmbH, como é conhecida na atualidade. Foram introduzidas novas diretrizes às suas atividades - inicialmente bem sucedidas no segmento de fabricação de tanques e componentes.

2001
Foi fechada uma parceria com JSW para extrusoras e H&B para tecnologias de embalagens sob o nome de Polymer Alliance, a fim de completar a cadeia de valor agregado para a concepção e construção de sistemas para polímeros. Atuando como único fornecedor, Polymer Alliance pode entregar sistemas completos para as "etapas posteriores ao reator" de uma única fonte.

2003
Com o crescimento da produção de polímeros na China, foi necessário converter o escritório de representação em uma empresa própria, especialmente devido as adjudicações de contratações locais. Foi fundada a Zeppelin China Beijing.

2004
Como parte da expansão estratégica das suas atividades, Zeppelin entrou no mercado da indústria de transformação. A experiência no processamento de borrachas e compostos plásticos foi incorporada à Zeppelin através da aquisição da Motan Materials Handling GmbH.

2005
Aparte da indústria de plásticos, que é um mercado tradicional para Zeppelin, foi feito um passo em direção projetos de plantas industriais para minerais e produtos de química fina mediante a incorporação da empresa FTF Fördertechnik Freital. Ao mesmo tempo, isto favoreceu a aproximação aos países da Europa Oriental.

2007
Aquisição da divisão da tecnologia de materiais a granel da Chronos Richardson e fundação da Zeppelin Systems na Inglaterra.
Tradicionalmente, Chronos Richardson tinha bom acesso aos mercados asiáticos nas áreas de processamento de negro de fumo e dosagem. Através desta aquisição, Zeppelin expandiu seus negócios na Ásia e ao mesmo tempo estabeleceu uma base na Inglaterra.
2007
A aquisição da FAT Filtertechnik permitiu que Zeppelin aumentasse seus próprios produtos de tecnologia de filtragem e desenvolvesse filtros especiais para aplicações em instalações industriais.

2008
O forte crescimento nos países árabes requeriu maior presença e gestão de projetos na região. Foi fundada a Zeppelin Systems Gulf com unidade fabril de silos bem como uma base regional para outros segmentos do mercado.

2009
O acelerado crescimento da Índia foi a razão para fortificar a subsidiária existente através da aquisição da Alpha Engineering e aumentar a capacidade de engenharia. Esta aquisição é a base para futuras oportunidades de crescimento na Índia.

2009
A aquisição da Reimelt Henschel permitiu a expansão da empresa ao incorporar tecnologia de alimentos, de mistura e de processamento de líquidos. Pela primeira vez, as existentes redes internacionais estão ligadas entre si. Zeppelin passou a contar com bases adicionais na Europa, USA, Ásia e Austrália.

2010
Fundação da Zeppelin Systems Shanghai.
O desenvolvimento do mercado chinês foi responsável pela formação de uma joint-venture com um parceiro local para amalgamar o know-how da Zeppelin com os requisitos do mercado na China.

2012
A aquisição da KOKEISL, empresa de tecnologia em dosagem, pela Zeppelin, acrescentou experiência na área de dosagem.

.....
Continuaremos em breve.