Aeroslide / Calhas de Transporte

Descrição

Equipamento que utiliza de fluidização para o transporte de materiais de materiais secos (granel ou pó), proporcionando um transporte econômico e de alta qualidade.

 

A calha de transporte é o sistema de transporte pneumático mais econômico para o transporte de produtos secos, de boa fluidez e baixa granulometria.

Princípios de Funcionamento

A seleção da tela de fluidização é em função da temperatura do produto, isto é, até temperaturas utilizado de 120ºC é utilizado tela de poliéster e acima desta temperatura até 300ºC é a tela de Aramid-Nomex.

A calha de transporte requer instalação com inclinação horizontal de 4 a 6 graus, aproveitando a força gravitacional para propelir o material sólido fluidizado.

A câmara-de-ar (inferior) é fluidizada com ar de baixa pressão através da utilização de um ventilador centrifugo. O ar passa através da tela de fluidização e envolve o produto, dando assim uma propriedade similar a um liquido. A utilização do ventilador centrifugo deve-se ao fato do ar ser isento de óleo e limpo.

Composição

A calha de transporte é composta de três componentes: 

  • Câmara-de-ar (parte inferior);

  • Tela de fluidização;

  • câmara de transporte (parte superior).

Características

As calhas de transporte são utilizadas normalmente na extração de filtros de mangas, extração de precipitadores eletrostáticos, transferência ou alimentação de silos ou moegas e alimentação de silos com sistemas anti-segregação. 

 

Os produtos mais comuns transportados pela calha de transporte são: cimento, farinha, escória, alumina, minério de níquel, pó de níquel calcinado, pó de sínter, pó de carvão entre tantos outros. A calha de transporte é um sistema eficiente, sem desgaste, com custo operacional baixo e baixo consumo de energia.  Para saber mais sobre nossa calha de transporte, clique aqui